O triângulo (vulgarmente conhecido por “ferrinhos”) é um instrumento de percussão popular e é basicamente uma barra de aço fina dobrada na forma de um triângulo equilátero, e com o canto esquerdo aberto.
O instrumento usual de orquestra mede entre 15 e 18 centímetros de cada lado, embora ocasionalmente alguns compositores possam pedir formas maiores ou menores. O triângulo é tocado com um “batedor” feito do mesmo metal que a barra original, sendo que para sons mais suaves é usada uma baqueta.
O triângulo foi primeiramente documentado no século 10. Nos primórdios da sua história, foi usado nas celebrações da igreja e por isso era frequentemente associado com a arte religiosa.
Os primeiros triângulos não tinham a “parte final aberta" e, geralmente, tinham até cinco anéis de metal roscados no instrumento. Os anéis libertavam um som estridente grosseiro. Este estilo de triângulo sobreviveu até meados do século 19, altura em que foi substituído pelo modelo que hoje conhecemos.
No final do século 18, o triângulo era utilizado na orquestra somente para efeitos especiais excepcionais. À medida que o século 19 avançava, o instrumento foi gradualmente aceite como um “membro” regular da orquestra.
De referir que não há nenhum substituto para o som original do triângulo.
fonte:
http://www.ruadireita.com/musica/info/instrumentos-musicais-populares-o-triangulo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário